Cine Cidadania

O projeto Cine Cidadania, da FDRP, fechou o ano de 2023 com o saldo de quase 500 estudantes e professores do ensino médio recebidos em suas instalações. Outros 175 pré-vestibulandos também visitaram a unidade neste ano (clique aqui para ver a planilha completa das atividades). Conheça também a proposta completa do projeto (clique aqui).

O Cine Cidadania nasceu de uma tradição de mais de uma década da FDRP em utilizar a “Sétima Arte” para a reflexão e o aprendizado que, nesta etapa, chegou ao ensino médio das escolas Públicas.

Em 2023 o projeto atuou de forma experimental com as Escolas Cônego Barros e Guimarães Júnior, localizadas na região central de Ribeirão Preto.

O roteiro inclui transporte fornecido pela FDRP até o Campus. Os estudantes visitam as instalações da Faculdade, recebem material com informações de todos os cursos existentes na USP em Ribeirão Preto e dos programas de inclusão e apoio, em especial para os alunos oriundos da Escola Pública. Em seguida assistem a um filme com temáticas ligadas aos direitos humanos e cidadania e participam de debates com especialistas nos temas, ou mesmo com os próprios diretores das obras.

Três cineastas estiveram na FDRP em 2023, Gabriel Mendeleh, autor de “Maurina, O Outono Que Não Acabou”, Alexandro Stenico, que dirigiu “O Armário Não É o Nosso Lugar” e Ana Aranha, da ONG Repórter Brasil, uma autoras do documentário “Relatos de um correspondente da guerra na Amazônia”.

O anticapacitismo, a saúde mental e o racismo também foram temas debatidos durante o ano com a participação nos debates de especialistas da USP e convidados.

Uma parte importante do roteiro do Cine Cidadania é que cada visita termina no Restaurante Central do Campus, onde os futuros vestibulando almoçam ou jantam e tem a oportunidade de um contato direto com a vida universitária.

O projeto é coordenado pelo jornalista Luís Ribeiro com o apoio de vários setores da FDRP como transporte, informática. Também participou um estagiário nesse primeiro ano, o estudante Deusdedith Bastos Souza Junior, da FATEC Ribeirão Preto,  do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, responsável pela criação desta página na internet.

EM 2024 TEM MAIS!!!
Os resultados do projeto foram bem avaliados pelo diretor da FDRP, professor Nuno Coelho, que vai manter a atividade em 2024 com a previsão de novas escolas parceiras e maior participação de estudantes da graduação da unidade na programação.

Um edital convidando novos parceiros está sendo preparado e em breve será publicado neste portal. Um dos aprimoramentos esperados – já previsto na proposta original – é o estímulo para que os estudantes visitantes produzam algum conteúdo (como podcasts e redações) sobre a obra que assistirem.  Os melhores serão publicados nesta página.

Outras informações do projeto através do e-mail cidadaniafdrp@usp.br.

Estudantes da Escola Cônego Barros durante a visita a FDRP em novembro de 2023.
Ana Aranha, da ONG Repórter Brasil, uma das autoras do documentário "Relatos de um correspondente da guerra na Amazônia".
Mayra Ribeiro, assistente social e assessora parlamentar que falou sobre movimento anticapacitismo.